Troféu Nacional de Motos Clássicas foi objecto de importante remodelação para a temporada de 2009. Um novo regulamento divide a competição em três classes, abertas a motos de todas as origens – incluindo japonesas – em ordem a captar novos concorrentes e tornar mais aliciante a participação para aquele que já disputavam o Troféu.04-03-2009 22:51:07
As competições de veículos antigos e clássicos têm tido um enorme incremento nos últimos anos. Consciente dessa realidade, a F.M.P. – através de uma colaboração entre a Comissão de Velocidade e a Comissão de Motos Antigas e Clássicas – decidiu reformular o Troféu Nacional de Motos Clássicas.
Assim, em 2009 podem participar no referido Troféu motos fabricadas até 31-12-1980, divididas em três classes. A grande novidade é a abertura da prova a todas as motos, portanto também às japonesas que, embora extremamente importantes para a história do motociclismo de competição, até agora estavam proibidas de concorrer.
O Troféu vai decorrer em paralelo com o Campeonato Nacional de Velocidade, incluindo um total de seis corridas, equitativamente repartidas pelos circuitos de Braga, Estoril e Portimão. Neste ano haverá uma pré-inscrição, não vinculativa e gratuita, que terminará a 15 de Março. Esta destina-se apenas a ajudar a CTMC a estudar quanto antes a composição das três classes concorrentes. Para a pré-inscrição pede-se a todos os interessados que enviem desde já para a F.M.P. apenas o nome do proprietário, a marca e modelo da moto, por fax ou e-mail. A inscrição final e o preenchimento da Ficha Técnica devem ser entregues até 7 de Abril, impreterivelmente.
Os participantes interessados deverão preencher uma Ficha Técnica (F.T.), que tal como o Regulamento e o Calendário das provas, se encontra disponível no site da F.M.P. A Comissão Técnica de Motos Clássicas (CTMC) irá avaliar e estudar essas F.T., com vista a homologar as motos que poderão participar na prova, e dando assim um primeiro passo para a criação de um arquivo nacional de motos clássicas.
É objectivo da F.M.P. contribuir para que um grande número de participantes venha a encher as grelhas nos três autódromos nacionais, pelo que este Regulamento é condescendente com um significativo número de modificações às características dos veículos. No entanto, pretende-se incentivar os concorrentes a uma cada vez maior originalidade das suas máquinas, pois o restauro correcto é uma parte muito importante neste tipo de competições. A F.M.P. irá procurar fazê-lo de maneira suave mas contínua, alterando o Regulamento à medida das necessidades e colhendo a opinião do maior número possível de pilotos, para que os custos não inviabilizem a participação de alguns entusiastas.
A intenção é dar a este Troféu um cariz de corridas tipo "Gentlemen Drivers", bem conhecido nos automóveis, e que faz com que – sem esquecer a competição e o gosto que qualquer piloto tem pela vitória – o importante seja participar numa confraternização de amigos interessados em utilizar as motos que, com muito gosto e esforço financeiro, pretendem ter, e proporcionar ao público o gosto de ver em pista máquinas que já fazem parte das memórias de todos.
As competições de veículos antigos e clássicos têm tido um enorme incremento nos últimos anos. Consciente dessa realidade, a F.M.P. – através de uma colaboração entre a Comissão de Velocidade e a Comissão de Motos Antigas e Clássicas – decidiu reformular o Troféu Nacional de Motos Clássicas.
Assim, em 2009 podem participar no referido Troféu motos fabricadas até 31-12-1980, divididas em três classes. A grande novidade é a abertura da prova a todas as motos, portanto também às japonesas que, embora extremamente importantes para a história do motociclismo de competição, até agora estavam proibidas de concorrer.
O Troféu vai decorrer em paralelo com o Campeonato Nacional de Velocidade, incluindo um total de seis corridas, equitativamente repartidas pelos circuitos de Braga, Estoril e Portimão. Neste ano haverá uma pré-inscrição, não vinculativa e gratuita, que terminará a 15 de Março. Esta destina-se apenas a ajudar a CTMC a estudar quanto antes a composição das três classes concorrentes. Para a pré-inscrição pede-se a todos os interessados que enviem desde já para a F.M.P. apenas o nome do proprietário, a marca e modelo da moto, por fax ou e-mail. A inscrição final e o preenchimento da Ficha Técnica devem ser entregues até 7 de Abril, impreterivelmente.
Os participantes interessados deverão preencher uma Ficha Técnica (F.T.), que tal como o Regulamento e o Calendário das provas, se encontra disponível no site da F.M.P. A Comissão Técnica de Motos Clássicas (CTMC) irá avaliar e estudar essas F.T., com vista a homologar as motos que poderão participar na prova, e dando assim um primeiro passo para a criação de um arquivo nacional de motos clássicas.
É objectivo da F.M.P. contribuir para que um grande número de participantes venha a encher as grelhas nos três autódromos nacionais, pelo que este Regulamento é condescendente com um significativo número de modificações às características dos veículos. No entanto, pretende-se incentivar os concorrentes a uma cada vez maior originalidade das suas máquinas, pois o restauro correcto é uma parte muito importante neste tipo de competições. A F.M.P. irá procurar fazê-lo de maneira suave mas contínua, alterando o Regulamento à medida das necessidades e colhendo a opinião do maior número possível de pilotos, para que os custos não inviabilizem a participação de alguns entusiastas.
A intenção é dar a este Troféu um cariz de corridas tipo "Gentlemen Drivers", bem conhecido nos automóveis, e que faz com que – sem esquecer a competição e o gosto que qualquer piloto tem pela vitória – o importante seja participar numa confraternização de amigos interessados em utilizar as motos que, com muito gosto e esforço financeiro, pretendem ter, e proporcionar ao público o gosto de ver em pista máquinas que já fazem parte das memórias de todos.
Texto retirado da Federação Motociclismo Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário