
Os anos pioneiros
Primeira década do século XX
No início do século XX já existiam cerca de 43 fábricas espalhadas pela Europa.
Muitas indústrias pequenas surgiram desde então e, já em 1910, existiam 394 empresas do ramo no mundo, 208 delas na Inglaterra. A maioria fechou por não resistir à concorrência. Nos Estados Unidos as primeiras fábricas - Columbia, Orient e Minneapolis - surgiram em 1900, chegando a 20 empresas em 1910. É nessa altura que aparecem as primeiras marcas míticas como a Indian a Harley nos Estados Unidos e a FN a Norton a Triumph etc…na Europa.Tamanha era a concorrência que fabricantes do mundo inteiro começaram a introduzir inovações e aperfeiçoamentos, cada um deles tentando ser mais original. Estavam disponíveis motores de um a cinco cilindros, de dois a quatro tempos. Algumas fabricas produziam os seus motores outras compravam-nos. Neste período não havia um padrão lógico de desenvolvimento das motos alguns problemas básicos eram comuns a todas as máquinas. A suspensão da frente foi generalizadamente adoptada mas no entanto muitos fabricantes pensavam que a de trás era dispensável
A bateria eléctrica e a ignição por bobine substituíram o sistema de tubo incandescente usado nos primeiros modelos mas neste início de século as baterias eram muito imperfeitas.
O carburador de pulverizador alimentado por uma cuba foi melhorado neste período
A iluminação continuava a ser secundária pouca pessoas conduzia á noite quanto aos travões foram considerados sem importância durante muito tempo.
A evolução inicial do motociclo parecia correr melhor quando deixada a cargo do instinto de homens práticos
E também nesta época que começam as corridas de motas primeiro em estradas abertas ao publico mas quando em Inglaterra são banidas os entusiastas das corridas decidem arranjar uma pista na Ilha de Man e em 1907 começa a famosa prova Tourist Trophy (TT) prova que ainda hoje se realiza e que comemora este ano o 1º centenário

A Werner de 1901 significou uma grande melhoria em relação ás suas predecessoras mas era ainda muito primitiva






A Scott com motor a dois tempos refrigerado a agua forquilha telescópica transmissão por corrente e uma caixa de duas velocidades




A FN com um motor de quatro cilindros acoplado ao veio de transmissão sem embraiagem nem caixa de velocidades possuía um travão de tambor atrás e uma forquilha de braços leading-link . O design era tão avançado que a produção continuou por mais de 20 anos

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