A 5 de Janeiro, Portugal volta a receber a grande partida do Euromilhões Lisboa-Dakar. Depois do enorme sucesso de 2007, a fasquia está elevada à partida para mais uma aventura que ligará a capital do nosso País ao Senegal.
Em 2008 cumpre-se o trigésimo aniversário do maior rali do mundo, motivo que faz acrescer ainda mais a responsabilidade do organizador português. O publico Português vai voltar a vibrar intensamente com as emoções de uma competição sem paralelo no panorama desportivo, através de duas etapas a decorrerem em solo nacional.
Entre as novidades da 30ª edição, encontram-se a passagem dos concorrentes pela Mauritânia, com percursos repletos de muita areia e a chegada a Dakar através da rota entre Saint Louis e Dakar, percurso que não era utilizado desde 1999. No dia 13 de Janeiro, os aventureiros terão o merecido dia de descanso em Nouakchott.
Com mais especiais e menos ligações, o percurso da próxima edição reserva aos concorrentes quase 6000 quilómetros de especiais cronometradas, o que o mesmo que dizer a mais longa distância desde 2002.
Vídeo do percurso do Lisboa Dakar 2008
A próxima edição, estabelece um novo recorde de participação de equipas portuguesas: 30 no total, destacando-se nas duas rodas as presenças de Hélder Rodrigues e Ruben Faria (ambos nas KTM 690 da Lagos Team), Paulo Gonçalves (Honda), Bianchi Prata (Yamaha), a equipa Spedakar de Nuno Mateus (Yamaha) e Ricardo Pina (KTM), bem como Pedro Oliveira (Yamaha Dakar Teck).
Os estreantes são seis, com Luís Ferreira (Yamaha) a alinhar pela Bianchi Prata competições, bem como o “veterano” João Rosa, e o endurista Fernando Ferreira na segunda Yamaha Dakar Teck. Estreiam-se ainda o trialista Nuno Santos (KTM), que também já tinha feita uma “perninha” no Master Rallye, Paulo Cardoso (Yamaha Motofole), outro nome conhecido do TT luso, e João Rolo (KTM)..
Os estreantes são seis, com Luís Ferreira (Yamaha) a alinhar pela Bianchi Prata competições, bem como o “veterano” João Rosa, e o endurista Fernando Ferreira na segunda Yamaha Dakar Teck. Estreiam-se ainda o trialista Nuno Santos (KTM), que também já tinha feita uma “perninha” no Master Rallye, Paulo Cardoso (Yamaha Motofole), outro nome conhecido do TT luso, e João Rolo (KTM)..
Hélder Rodrigues o motard português melhor Classificado na edição 2007 esperemos que esteja em forma em 2008
Quanto a inscrições, refira-se que estão inscritas 245 motos, 20 quads, 205 carros e 100 camiões, embora a organização revele que vá fazer alguma selecção.
A segurança, tal como nos anos anteriores, é uma das maiores preocupações da organização, tendo sido tudo pensado ao pormenor e inclusivamente serão distribuídos panfletos com conselhos para a população, pelas localidades onde a caravana vai passar
Lisboa-Dakar 2009 confirmado em Portugal
Em declarações à Agência Lusa, João Lagos, responsável pela organização Portuguesa do Lisboa-Dakar, anunciou que a mítica prova de todo-o-terreno vai voltar a partir de Lisboa na edição de 2009, pelo quarto ano consecutivo.
A segurança, tal como nos anos anteriores, é uma das maiores preocupações da organização, tendo sido tudo pensado ao pormenor e inclusivamente serão distribuídos panfletos com conselhos para a população, pelas localidades onde a caravana vai passar
Lisboa-Dakar 2009 confirmado em Portugal
Em declarações à Agência Lusa, João Lagos, responsável pela organização Portuguesa do Lisboa-Dakar, anunciou que a mítica prova de todo-o-terreno vai voltar a partir de Lisboa na edição de 2009, pelo quarto ano consecutivo.
1ª Especial, que decorre no dia 5 de Janeiro. Especial das Lezírias
Zona Espectáculo 1
Estes acessos vão permitir aceder a “pontos de encontro” nos concelhos de Benavente e Montijo, em Samora Correia e Canha, respectivamente. Estarão abertos a partir das 12 horas do dia 4 de Janeiro e nestes pontos far-se-á a recepção dos espectadores, onde cada Município e respectivas Freguesias terão programas de animação especialmente pensados para receber os fãs do Lisboa-Dakar, que poderão desfrutar de momentos de verdadeira festa.
Acessos:
Vindo de Norte: Ponte da Lezíria (A10), A13,
Vindo de Sul: A13
A Especial terá início às 8h30 horas do dia 5 de Janeiro e terminará por volta das 17h30, proporcionando 6 horas de emoção e experiências aos espectadores presentes. Os concorrentes irão encontrar pela frente uma especial rápida, ao estilo das típicas bajas portuguesas, onde ao contrário de 2007 haverá pouca areia a transpor. De salientar que Brisa, Cofidis e Companhia das Lezírias terão montadas também animações em cada uma das respectivas zonas espectáculo.
Zona Espectáculo 2
A partir das 4 horas da manhã de dia 5, através de autocarros disponibilizados pelos municípios e com o apoio da Vimeca, iniciar-se-á o transporte gratuito do público para as zonas espectáculo.
Acessos:
Vindo de Norte: Ponte Vasco da Gama (A12)
Vindo de Sul: A2, IC32
Ponto de encontro Samora Correia – Zona espectáculo Companhia das Lezírias e Zona espectáculo Brisa
Ponto de Encontro Canha – Zona Espectáculo a designar
Ponto de Encontro Alcochete – Zona espectáculo Cofidis
A partir das 12h30, o transporte dos espectadores passará a ser feito exclusivamente no sentido Zona Espectáculo –> Ponto de Encontro.
2ª Especial, que decorre no dia 6 de Janeiro:
O modelo de sucesso da edição anterior volta a ser utilizado em 2008, com os concorrentes a terem de disputar uma etapa muito técnica num solo de montanha, predominantemente duro. Os camiões não disputam esta especial, seguindo directamente para o ferry que os levará a África.
Zona Espectáculo 1
Sítio dos Guenos/Portimão
Acessos: A partir do nó de Alvor na A22 optar na N532 por Sr.ª do Verde ou Casas Velhas.
Zona Espectáculo 2
Arriqueta/Monchique
Acessos: Seguir as indicações com muita atenção depois de deixar a N267 (Portela da Nave) pois os acessos fazem-se por caminhos rurais.
Zona Espectáculo 3
Pardieiro/Monchique
Acessos: Por Alferce, Fornalha, S. Marcos da Serra ou o Caminho Municipal 1077. Zona Espectáculo 4
Portimão :Acessos: Esta Zona Espectáculo tem acesso exclusivo através de autocarros gratuitos colocados em vários parques de estacionamento da cidade de Portimão.
Créditos :Lisboa Dakar e Motociclismo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário