Este troféu está incluído no calendário Nacional de Velocidade desde 1993 e ao longo destes anos tem proporcionado bons momentos tanto para quem assiste como para quem participa.
Primeiro o mais importante a Mota
Para entrar no troféu de clássicas a moto tem de ser de marca Europeia e de ano de fabrico até 31 de Dezembro de 1975 ( ano de livrete ) e que o motor a dois ou quatro tempos funcione com carburante de venda comum nos postos de abastecimentos
Para marcas de outras origens existe o troféu de Motos Antigas .
Não é preciso a moto estar como de origem e pode ser feita de peças de vários modelos ou marcas mas tem que ser sempre com material da altura.
Para a moto ser o mais viável possível aconselha-se que seja de ano de construção o mais recente permitido.
Neste troféu existem duas classes
Classe 1 : motos de 501 cc até 750cc
Classe 2 : motos de 125 cc até 500cc
Ambas as classes embora corram juntas têm pontuações e classificações distintas.
Devem respeitar as seguintes regras:
Tendo como base o modelo original o motor, número de cilindros, tipo de embraiagem e o quadro e material em que foi originalmente construído não podem ser modificados
Podem ser modificados os seguintes elementos:
A instalação eléctrica pode ser simplificada (pode-se substituir os platinados por ignição electrónica)
Podem ser montados qualquer tipo de pneus mas de estrada (slicks e pneus de chuva são proibidos)
A modificação ou substituição do escape é permitida.
O banco pode ser modificado ou substituído
O guiador é livre Pode-se montar “avances” desde que tenha as extremidades arredondadas.
O conta quilómetros pedal de Kick e outros instrumentos podem ser retirados
Os travões podem ser substituídos mas só por material que existia na época (se a moto original for de discos estes tem de ser idênticos quer em diâmetro quer em numero de pinças)
As rodas, amortecedores traseiros, braço oscilante, suspensão da frente podem ser substituídas devendo sempre permanecer idênticas ao modelo original
Os guarda lamas da frente e traseiro são obrigatórios mas podem ser substituídos ou modificados.Todas as motos devem possuir um sistema de protecção de corrente e o deposito tem de ser preenchido com espuma para carburante de preferência “Explosafe
Obrigatório alterar os seguintes elementos :
Todos os bujões tanto de enchimento como de vazamento assim como os filtros de óleo e parafusos de purga do sistema de lubrificação e arrefecimento devem ser obrigatoriamente freados.
As barras de protecção, farol , farolim traseiro e piscas devem ser retirados.
Os respiros do óleo e da gasolina devem levar um tubo que deverá a um recuperador com capacidade mínima de 250cc
EQUIPAMENTO
No equipamento é obrigatório fato de cabedal de uma só peça luvas de cabedal e botas de couro ou em material de substituição aprovados o capacete deve ser homologado e de preferência recente pois o prazo de validade é todos anos actualizado.
Depois de tudo isto o que não é pouco para se poder correr tem-se de tirar a licença desportiva na Federação Nacional de Motociclismo largar 185 Euros se for sócio de um moto clube (de preferencia è claro fazer-se sócio do M C Sintra) e por cada corrida que participar pagar a”módica” quantia de 100 Euros mais 25Euros de aluguer do transponder e no caso do autódromo do Estoril mais 15 Euros de Boxe “até dói”
Agora depois de isto tudo é só agarrar na menina e ir para a pista e ter a certeza que embora haja competitividade entre os pilotos também existe um grande e bom ambiente nas boxes.
Depois de muito trabalho este pode ser o produto final no caso uma bela Norton 500cc
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