No distante dia 17 de junho de 1949, uma tarde chuvosa de sábado, começou a maior competição de motos do mundo. Os pilotos da categoria 250cc apresentaram-se primeiro na grelha de partida. O circuito utilizado foi o do famoso Tourist Trophy, o TT, com 60 quilómetros de extensão. A corrida foi disputada em 7 voltas.
29 concorrentes alinharam mas apenas 13 conseguiram completar a prova. A 1ª vitória histórica em Moto GP ficou para o irlandês Manliff Barrington, que pilotou uma Moto Guzzi (esta é de certeza uma grande surpresa para alguns amigos meus).
Nas 500cc, disputada no dia seguinte, a corrida contou com a participação de 59 pilotos, 35 deles cruzaram a linha de chegada, e a vitória ficou para o inglês Harold Daniell, que pilotou uma Norton. O publico local delirou com a primeira vitória de uma dupla britânica na abertura do primeiro campeonato mundial em todos os tempos.
Moto Guzzi 250 cc a 1ªmota a vencer um GP
Em 2 de julho, mais uma vez os pilotos da 250cc alinharam para competir, desta vez na cidade de Berna, que realizava o 1o Grande Prêmio da Suíça, num circuito misto de estrada e ruas urbanas, com 7,2 km de extensão. 16 pilotos largaram e 13 completaram a corrida, e o vencedor foi o italiano Bruno Ruffo, também da Moto Guzzi. Nas 500cc, no domingo, mais uma dupla vitoria Inglesa com Leslie Graham e sua AJS.. Nesse mesmo dia, mais uma novidade da primeira temporada do mundial de velocidade, as rápidas e levíssimas 125cc entraram na pista pela 1ª vez na história. A vitória ficou com o italiano Nello Pagani, que pilotou uma Moto Mondial. O mundial seguiu depois para os circuitos históricos de Assen na Holanda, Spa Francorchamps na Belgica Belfast na Irlanda e Monza Itália .
Leslie Granham
Sem comentários:
Enviar um comentário